2 de março de 2014

O desejo

1 Timóteo 3:1 - Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja.















DEFINIÇÃO DE DESEJO:
Uma atitude mental que acompanha a representação do fim esperado, o qual é o conteúdo mental relativo à mesma. 

Enquanto elemento apetitivo, o desejo se distingue da necessidade fisiológica ou psicológica que o acompanha por ser o elemento afetivo do respectivo estado fisiológico ou psicológico.



No texto de I Timóteo observo que Paulo poderia ter utilizado outra palavra no lugar de "desejo".Talvez sinônimos como "querer" e "ter vontade", dentre alguns outros. 

Mas porque ele não o fez? Porque ele escolheu o verbo desejar para empregar neste versículo?

Tanto um como o outro, tanto a atitude de "querer" algo e "ter vontade" de algo, figuram como expressões  extremamente indefinidas e relativas no nosso dia-a-dia. A vontade e o querer são coisas sujeitas a alteração. As vezes queremos algo, temos vontade de algo, e algum tempo depois vemos que não era bem aquilo, que vivíamos um engano ou que simplesmente a vontade passou sem que percebêssemos.

Já o desejo é uma atitude mental que evidencia-nos uma solidez muito maior. O desejo, ao contrário dos sinônimos mencionados, é algo definido, insubstituível, e priorizado.

Quando temos desejo de algo, sabemos exatamente o que queremos. Com detalhes. - É definido.

Quando temos desejo de algo, não aceitamos nada em troca. - É insubstituível.

Quando temos desejo de algo não descansamos até alcançar tal. - É priorizado.

 Vide a força do desejo durante o  período de gravidez, para exemplificarmos com facilidade todas essas três afirmações.

Além disso, desejar gera um impacto muito maior em nossas vidas. Desejar leva-nos a atitudes radicais, leva-nos a um esforço e a uma constância... inacreditáveis a nós mesmos! Desejar leva-nos a renuncia daquilo que nos impede de alcançar o desejo, afinal, desejar estabelece um objetivo instantâneo e superior a qualquer outra coisa que "queremos".

Jacó, por exemplo. Em primeira instância esforçou-se para alcançar a primogenitura, fez um ensopado para o seu irmão e com este ensopado negociou o status de primogênito.  Logo após, numa atitude radical, enganou seu irmão e seu pai a fim de ser abençoado. Por último, trabalhou dobrado para casar-se com Raquel. Um homem extremamente tomado por desejo. Um homem que alcançou todos os objetivos/desejos da sua vida!

Quando Paulo escreve sobre o episcopado - o ministério - falando sobre a necessidade de desejo, mencionando e evidenciando tal atitude, leva-nos a uma reflexão sobre esse sentimento que estamos apresentando para com Deus e sua obra.

Será que estamos de fato desejando Deus? Desejando sua casa, desejando trabalhar para ele? Ou será que somos atingidos apenas por uma vontade passageira? Reflita:

1) - Você sabe exatamente o que quer?
Tem consciência do que faz enquanto está na presença do Senhor e enquanto o serve? Só há desejo se houver definição e certeza.

2) -  Seu sentimento é insubstituível?
Você troca as coisas de Deus por vontades aleatórias? Só há desejo onde há consciência de que servir a Deus é algo insubstituível.

3) - Prioriza seu objetivo?
Só é possível servir a Deus mediante um desejo quando priorizamos a Ele tudo. Quando priorizamos a Ele nosso tempo, nossa adoração, nossa atenção, nossa contribuição e nosso amor.

4) - Está disposto a tomar atitudes radicais?
Tem consciência que servi-lo requer diferenciação ou senti-se bem seguindo os costumes e ensinamento da multidão a sua volta?

5) - Se esforça?
Tem se esforçado para servir a Deus ou faz sempre que tem um tempo livre? 

6) - Está disposto a renunciar?
Aceita a necessidade de deixar para alcançar? Largar para pegar? Desistir para atingir?

7) -  Ele, Deus, é um objetivo superior ao restante?
Tem consciência de que Deus é superior a qualquer vontade? A qualquer querer?



"Querem Jesus, querem estar com Ele, querem o evangelho... Mas não desejam Deus, e também não desejam um relacionamento com Ele."

Em qual grupo você se encontra? No que quer, mas não vai ter, ou no que deseja e só espera o tempo de alcançar vitória?

Em Cristo, por Graça,

Murillo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Muito obrigado por postar seu comentário, para nós, blogueiros, a interação com o internauta é algo bastante satisfatório, saber a opinião das pessoas é o que realmente nos incentiva.

Confira outras postagens, escreva mais opiniões e divulgue a pagina aos seu contatos, desde já agradeço.

Um forte abraço e que Deus lhe abençoe, hoje e sempre.