2 de setembro de 2013

CGADB: O tronco permanece e os galhos caem!

A Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil sempre será um tronco. O tronco tem vida, o tronco tem raízes, raízes essas que se aprofundam na terra a fim de buscar proteínas. Por intermédio do tronco, crescem nos galhos folhas e frutos. Quando um galho se desprende da árvore, quando se solta ou é quebrado, por mais que lute incessantemente, por mais que seja forte, por mais que tenha frutos e folhas, o esperado é que logo este galho seja encontrado seco e sem vida.

Durante toda disputa pela presidência da nossa Assembleia de Deus, nós vemos que alguns galhos foram se desprendendo. Uns galhos grandes, fortes, sem dúvida. Mas ainda sim galhos que, sozinhos, logo irão se secar. Às vezes podem dar trabalho, sim, demorar um pouco mais até que atinja a sequidão. Às vezes alguém, de forma bastante tola, pode investir tempo em cuidar desse galho, regá-lo, enfim, tentar recuperá-lo, mas será um serviço sem recompensa por que o galho não tem raiz, apenas o tronco tem, o tronco foi plantado, o tronco tem legitimidade.

Em 1910 os suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg chegaram ao Brasil e plantaram o tronco, trouxeram legitimidade à Assembleia de Deus. De lá pra cá, quem vem se desprendendo tem um destino certo: A sequidão.

Nos últimos tempos temos visto alguns galhos se soltando, outros sendo arrancados. É verdade. Às vezes o galho tem algum probleminha, certa podridão, e antes de atingir todo o restante, é importante cortá-lo logo.
Hoje novas mudanças ocorreram na nossa instituição, e algo me chamou a atenção. Eu estava presente no Belenzinho, nesta 6ª Assembleia G  eral Extraordinária, e algo que eu não via a algum tempo nos encontros da CGADB, desta vez apareceu. A PAZ!


Todos os trabalhos ocorreram numa paz inacreditável. Os irmãos se confraternizavam quando chegavam ao evento, durante os intervalos, pessoas se conhecendo e se abraçando. Nada daquela organização política espetacular, porém opressora, que vimos no Distrito Federal no último mês de Abril, não.

Pela manhã o relatório do Conselho de Ética foi posto em votação. O Procurador do então primeiro tesoureiro Pr. Ivan Bastos, teve tempo de 30min. para se defender, utilizou apenas 14, abrindo mão dos demais 16. O plenário se levantou, votou de forma esmagadora, foram 2.504 votos pedindo a destituição do cargo e 134 pedindo a permanência. Mais um galho foi arrancado!

Sendo assim, obviamente, o Pr. Álvaro Sanches, de Uberlândia - MG, então Segundo Secretário da Convenção, tomou posse no posto primordial mediante vacância do seu superior.

Logo mais, à tarde, foi realizada a eleição dos candidatos à segunda tesouraria da instituição. Em primeiro lugar, Pastor Josias de Almeida foi empossado como Segundo Diretor financeiro tendo 1.936 votos. Os demais candidatos foram: Pr. Nilson Alves com 218 votos, Pr. Paiva com 75 votos e Pr. Reginaldo Cardoso com 60 votos. Brancos e nulos somaram 118 votos, totalizando 2.406 eleitores. Tudo isso em paz!

Ainda sim, com as - acredito eu - últimas mudanças que ocorreram relacionadas aos diretores da CGADB, vejo um cenário bastante democrático.

 Temos um Conselho Fiscal eleito pela chapa oposicionista e temos o Diretor Financeiro também eleito com o apoio do então candidato e membro da CGADB, Pr. Samuel Câmara. E qual o problema disso? Nenhum! Melhor assim! Que haja fiscalização, que haja membros da oposição, que haja tudo que for necessário para o crescimento saudável da nossa CGADB, mas que haja, primordialmente, PAZ!
Em diversos lugares tenho lido que o Conselho Fiscal encontrou uma série de irregularidades, dezenas de erros, relatórios mal feitos etc. A verdade é que o próprio conselho não se pronunciou sobre nada, e eu interpreto essas noticias, em grande parte provenientes da página do Sr. Geremias do Couto (página está que terá espaço em postagem que farei posteriormente) apenas como forma de chamar atenção e gerar desconfiança, mas vamos esperar, posso me enganar.
Que a paz presente na reunião de hoje se torne rotina em todos os futuros encontros entre os ministros da AD. Que menos galhos necessitem ser arrancados, que o tronco continue florescendo e produzindo frutos para o reino do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus.
Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo.
Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.


Mateus 7:16-20

Com fé, 
Murillo Vinagre.

Um comentário:

  1. Tem coragem de publicar?

    eu retirei do blog de um importante jurista:

    Manifesto do Pr Ivan Bastos sobre o seu desligamento arbitrário pela CGADB.

    O Pr Ivan Bastos, presidente da CONFRATERES e eleito democraticamente como 1º tesoureiro da CGADB na AGO de abril em Brasília, e vítima de uma das maiores artimanhas mancomunadas e já vistas nos últimos anos pela convenção geral, e que em tempo recorde, acusou, impediu a defesa (sem garantia de ampla defesa e contraditório), sentenciou e executou sua expulsão de forma vexatória em uma Assembleia Geral Extraordinária, realizada exclusivamente para este fim, e dentro da "casa" do Pastor Presidente da CGADB, na Igreja do Belenzinho em São Paulo. A expulsão ocorreu ontem, dia 02 de setembro, com uma grande votação favorável ao seu desligamento, como já previamente arquitetado e previsto, com 2504 favoráveis e 134 votos contrários. Leiam a seguir o manifesto do Pr Ivan Bastos feito em seu perfil do Facebook, hoje (03) pela manhã.

    Meus irmãos e minhas irmãs Assembleianos!

    A minha maior alegria nesse momento é saber que meu nome esta escrito no livro da vida e que sou membro de uma igreja que vai morar no céu que é a nossa querida Assembleia de Deus. Agradeço a todos vocês e minha esposa Saara e meus filhos, Pryscila, Ivan Filho e Ivo, nossa igreja e ministério e nossa convenção CONFRATERES, que estão orando e nos apoiando nesse momento tão difícil que vive a nossa igreja no Brasil e dizer a todos que estou vivo e forte para guerra. Agradeço aos meus amigos e companheiros que tão de perto me acompanham, não vou citar o nome de todos, mas vou citar em especial quatro amigos e colegas que vive o mesmo drama que eu, que são os pastores Samuel Câmara e Jonatas Câmara, a família do pastor Sostenes Apolo, que dorme no Senhor, amigos de verdade, que tem nos seus corações a chama missionaria e que nossos adversários estão tentando apagar esse ideal. Mas vamos em frente pastor Samuel e pastor Jonatas e família Apolo, vocês são fortes no Senhor.

    Somos vitimas de atitudes covarde e perseguidora, que o objetivo deles é não me manter na tesoura da CGADB, porque sabe que sou a chave que vai abrir a caixa preta da instituição. Sabem que vou acabar com o festival de hospedagens de hotéis luxuosos, passagens areias, transferências bancarias em nome de pessoas físicas, sabem que vou prestar um relatório transparentes a todos os convencionais e não um relatório de fachada e mentiroso.

    “Vamos tirar o jabuti da árvore, nem que seja com nossas mãos”, vou abrir abri a conciliação bancaria, custe o que custar. Vamos desmascarar esses homens que estão danificando o povo Assembleianos e manchando nossa igreja.

    Esses homens são tão sagas, que levaram para São Paulo a AGE, dentro da casa dele, repito casa dele, J.W.C, pois sabia que lá é o único lugar em que me mataria, e que a maioria é pastores inocentes do Belenzinho e que é mais fácil pressionar e dizer para eles que se não votar a favor do meu desligamento, perde campo e salario. QUE MEDO É ESSE, em levar essa convenção pra lá, não é o homem forte?

    Obrigado amigos, os gigantes de Deus não dormiram, estão acordados como nunca. Em breve estaremos na tesouraria da CGADB, servindo a todos, com dedicação, amor e transparência, sabendo que fui eleito com 7.236 votos para servir ao meu Deus.

    Grato a todos!
    Pr. Ivan Bastos
    1º Tesoureiro da CGADB. (Aguarde, que ele volta)


    ResponderExcluir

Olá!

Muito obrigado por postar seu comentário, para nós, blogueiros, a interação com o internauta é algo bastante satisfatório, saber a opinião das pessoas é o que realmente nos incentiva.

Confira outras postagens, escreva mais opiniões e divulgue a pagina aos seu contatos, desde já agradeço.

Um forte abraço e que Deus lhe abençoe, hoje e sempre.