17 de setembro de 2013

A influência norte-americana na sociedade brasileira!




Observando a sociedade Brasileira, em diversos seguimentos, estudando o crescimento econômico do Brasil nas últimas décadas e a mudança em alguns costumes, visualizo uma verdade já bastante conhecida, porém pouco abordada: A influência norte-americana em tudo que fazemos!

Acredito que esta influência na verdade é algo que afeta o mundo e não apenas o Brasil. Conforme o império dos Estados Unidos foi se estabelecendo, gerou-se, para o mundo, uma consequência interessante. O estilo de vida americano, mesmo que de forma disfarçada, alastrou-se pelas demais nações. Salvo as que ainda possuem sistema político Socialista/Ditatorial, em parte.

Artigos esportivos, tênis, roupas, tudo isso nos lembra: Nike, DC, Oakley, etc. Duas das principais montadoras de automóveis populares que temos no nosso país são americanas: GM – Chevrolet & Ford. Em termos de alimentação então, algo incrível! Todas as grandes lanchonetes, que aos poucos destroem os americanos, chegaram aqui, para também nos destruir?! Mc Donald's, Burguer King, Bob's, dentre outros. O mercado cresce de maneira gigantesca!

Em tecnologia fica difícil comentar. Queremos os iPhones, iPads, iPods, Mac Books e tantos outros!

Eu poderia passar uma semana relatando e listando todas as multi-nacionais americanas que possuem negócios no Brasil, mas a influência não é vista apenas no âmbito econômico. Aos poucos vamos "americanizando" também nossa forma de falar. Não utilizamos mais a expressão: Programas de Computadores, agora falamos software. Não se usa lanchonete, agora é fast-food. Entrega é delivery, negócios é business, computador é PC, e por ai vai.

Outro fato interessante é a desvalorização cultural que estamos empregando a nossa história, o Brasileiro odeia o cinema nacional. Preferem-se os filmes de Hollywood aos do Rio de Janeiro (Capital Cinematográfica da America Latina).

O Brasileiro quer a música deles, a forma de se vestirem, a forma de falarem, o que eles comem, as marcas deles, as praias deles (embora tenhamos as mais lindas). Preferiríamos ser norte-americanos!

É uma consequência natural, quem não influencia é influenciado. Como uma sociedade que sofreu um knockout – “americanizei” - moral nos últimos anos, vai ter força para se levantar e influenciar o mundo? Não vai! A tendência é continuar no chão e aguardar tudo o que vem de fora. Sem pensamento próprio, sem mente para criar, sem mente para expandir, sem espaço para, de fato, deliberar sobre qualquer questão mundial.

Nós somos uma sociedade que necessita de melhorias, e o tempo para melhorar é esse. Devemos aproveitar o movimento que vem sobrevivendo, o movimento dos protestos, a oportunidade de sermos ouvidos, e repensar o que nós, enquanto sociedade precisamos mudar.

Um país transmite crescimento e força a partir do momento que dita algo a nível mundial, e não enquanto segue o que é ditado. Que ditemos algo à nível nacional, pelo menos!

Um comentário:

Olá!

Muito obrigado por postar seu comentário, para nós, blogueiros, a interação com o internauta é algo bastante satisfatório, saber a opinião das pessoas é o que realmente nos incentiva.

Confira outras postagens, escreva mais opiniões e divulgue a pagina aos seu contatos, desde já agradeço.

Um forte abraço e que Deus lhe abençoe, hoje e sempre.