27 de agosto de 2013

BLOGUEIROS: O CUIDADO AO ESCREVER TENDENCIOSAMENTE

O blog se tornou uma fonte de informação bastante rica. Não tenho nenhum dado, de qualquer instituição, que seja, nem ouvi ninguém falar à respeito, mas acredito que talvez os Cristãos façam parte de uma seleção dos grupos que mais utilizam a ferramenta. Algo natural, principalmente para a Assembleia de Deus onde, modéstia à parte, temos grande concentração de pensadores, professores e conhecedores. A AD é uma instituição que preza pelo conhecimento de seus fiéis, vide a CPAD - Casa Publicadora das Assembleias de Deus, que de tempo em tempo bate diversos recordes do mercado gospel e secular. Sendo assim, com o constante estudo e atualização dos membros, obreiros e liderança em geral, é consequente uma necessidade de compartilhar o que se pensa, e neste momento, temos o blog.

Mas não para por aí. Com a expansão da instituição num todo, com o crescimento da Convenção Geral, Convenções Estaduais e Ministérios, formaram-se - com aceitação ou não - algumas "personalidades ministeriais" no nosso meio. Umas com mais influência, outras com menos influência, mas ainda sim personalidades, pessoas que possuem autoridade, pessoas que possuem discípulos, influenciadores. E eles também precisam de um local para compartilhar informações, voltamos ao blog. rs.

Por último temos os curiosos, os desocupados, e mais alguns grupos que não vale a pena mencionarmos, rsrs.

Atentando para esta verdade, pensei - mais uma vez - num problema já existente que vem piorando a cada dia. BLOGUEIROS TENDENCIOSOS.

Observe bem, há uma grande diferença entre tomar partido, definir uma posição, e escrever tendenciosamente.

Para exemplificar melhor o assunto, tomo por exemplo uma situação bastante atual dentro da nossa instituição - escrevendo num contexto assembleiano - as eleições da CGADB, trazendo consigo todo um emaranhado de demais situações: Ações judiciais, posses, contagem de votos, chapas, e por aí vai...

Até hoje temos blogueiros que ainda escrevem sobre o assunto, um deles - menciono corriqueiramente sem nenhum título de crítica - é o Pr. Geremias do Couto. Porém, observem, o Pr. Geremias não escreve de forma tendenciosa. Não. Ele escreve "apenas" contrariando à maioria das situações, com textos detentores de uma perspectiva totalmente oposicionista, isso é de conhecimento bastante geral. Seja por qual motivo for, não cabe falarmos agora; mas é correto afirmar que o Pastor tem um lado, tem uma posição, tem um partido, tem um objetivo definido. Ponto final.

A tendenciosidade que escrevo agora é totalmente diferente disto, é a repudiada pela palavra de Deus em Apocalipse 3.15-16:

15 - Eu sei as tuas obras, que nem és frio nem quente. Tomara que foras frio ou quente!
16 - Assim, porque és morno e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.

Começou a entender, correto?! Não falo dos que, como Geremias do Couto, tem um partido e uma posição definida. Falo dos que não sabem de onde vieram, onde estão e para onde vão. Falo dos que não sabem o que querem e, por um motivo qualquer, em certa época postam algo à favor e tempos depois postam matérias totalmente contraditórias. Falo dos que, abstratamente, em qualquer artigo que for, escondem nas entrelinhas - ou as vezes até mesmo no próprio título - "alfinetadinhas" para a oposição.

Esses, que não são nem frios nem quentes, não mereciam que empregássemos nosso tempo e nosso acesso à suas respectivas páginas.

Façamos a nossa parte e tomemos cuidado ao escrever, para evitar a mornidão. Seja sobre qualquer assunto.

Aos Irmãos, 
Por Murillo Vinagre.


Um comentário:

  1. Kkkkkkkkkkk vejo que és profeta.......
    O problema não é simplesmente ser tendencioso, mas sim "cuspir no prato que comeu" e esquecer que um dia foi vidraça e agora é atirador de pedra.
    Muita falácia e pouca ação. Muita covardia e nenhuma misericórdia.

    Anderson Caetano Oliveira

    ResponderExcluir

Olá!

Muito obrigado por postar seu comentário, para nós, blogueiros, a interação com o internauta é algo bastante satisfatório, saber a opinião das pessoas é o que realmente nos incentiva.

Confira outras postagens, escreva mais opiniões e divulgue a pagina aos seu contatos, desde já agradeço.

Um forte abraço e que Deus lhe abençoe, hoje e sempre.