3 de janeiro de 2013

A Internet da Atualidade



É bem verdade que hoje já presenciamos uma grande alteração no relógio de alguns, alguns que mudaram e caracterizaram uma extrema dependência à imensa rede de computadores chamada internet. Hoje, muitos já não saem mais para fazer compras, ir ao banco, alugar filmes, ler um bom livro, ler um jornal, acompanhar uma serie literária dentre dezenas de atividades que costumavam fazer parte do nosso dia a dia e hoje não fazem mais. Se por um lado isso é bom, até onde é bom?

Fico pensando as diversas situações que a internet nos fez perder, quantas pessoas poderíamos ter conhecido enquanto estivéssemos em alguma fila do banco por exemplo, quantas amizades poderíamos ter feito, quantos relacionamentos poderíamos iniciado, quanto conhecimento poderíamos ter adquirido.

Outro ponto a se pensar é: porque essas pessoas deixaram de fazer tais coisas? O que as prende na internet por tanto tempo? Aqueles, como eu, ainda na idade universitária "podem" se alto enganar por trás dos trabalhos para a faculdade, as pesquisas escolares, e etc; mas qual o real motivo do vicio frenético por informação? E qual a qualidade dessa informação?

Observando por cerca de um mês pelo menos 10 pessoas de faixa etária diferente, comecei fazer anotações sobre suas atividades principalmente ao utilizarem as redes sociais, tirei algumas conclusões, verdadeiramente discutíveis, visto meu raso conhecimento e experiência, mas tirei.

O internauta de hoje já não emprega o uso da internet para adquirir conhecimento próprio, pelo menos a maioria, já não encontra outra função na internet a não ser aparecer dentro de seus círculos de contatos, sim, aparecer.

Me impressiona como as pessoas gastam tanto tempo comentando algo, tanto tempo curtindo alguma coisa, tanto tempo visitando perfis alheios... me impressiona como as pessoas gastam tanto tempo, literalmente, cuidando da vida do próximo; mas uma mudança que a internet atual propôs, e que também me impressionou, é: Como as pessoas gostam de ter suas vidas cuidadas pelos outros!

Centenas de textos, centenas de aplicativos, milhares de fotos... o conteúdo que colocamos a disposição dos demais usuários é imenso, podem saber muito de nós em poucos minutos, a questão é, qual o objetivo disso? Alguns usuários canalizaram o uso das redes sociais para uma suposta "valorização pessoal", querem que todos vejam seu sucesso, seu namorado (a), suas roupas, suas viagens e etc, já não postam certas coisas de forma natural, criou-se uma certa competição, muito desnecessária por sinal.

Ora, sou sem duvida nenhuma um amante da tecnologia e de como vem evoluindo nos últimos anos, gostaria de deixar claro minha estima pelas redes sociais e as demais ferramentas que temos à nossa disposição, mas tudo tem o limite e talvez o tenhamos passado.

Gastamos horas com nossos dispositivos eletrônicos absorvendo e oferecendo informações em tempo recorde, sem refletir na qualidade dessas informações. Vamos nos policiar e repensar nossos objetivos enquanto internautas, será que utilizamos as diversas ferramentas de forma correta? Será que nosso interesse não está indo um pouco além?

No mais, desejo sucesso à todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Muito obrigado por postar seu comentário, para nós, blogueiros, a interação com o internauta é algo bastante satisfatório, saber a opinião das pessoas é o que realmente nos incentiva.

Confira outras postagens, escreva mais opiniões e divulgue a pagina aos seu contatos, desde já agradeço.

Um forte abraço e que Deus lhe abençoe, hoje e sempre.