24 de setembro de 2010

Ascensão e Queda - O Caso Neymar


Por Barbara Arantes
Ricardo Nogueira/Folhapress
Nos últimos meses temos acompanhado os tropeços e glórias de uma grande promessa do esporte que é paixão nacional, o jogador Neymar.
 Esse menino prodígio de apenas 18 anos mostrou a todos sua capacidade de encantar com seu belo futebol, e surpreendeu ao dizer não à proposta milionária de um dos maiores e mais ricos clubes do mundo, o Chelsea.
Já era comum vermos na capa de jornais e revistas imagens de seus gols, valorizando lindas jogadas e mostrando os vários motivos pelos quais merecia uma vaga na seleção para Copa do mundo.
Assim, quando Mano Menezes anunciou a primeira convocação após a era Dunga, o Brasil vibrou ao ouvir o nome de Neymar e Ganso.
Mas como todo ser humano, ele não é perfeito. E tal imperfeição pode se agravar ainda mais quando se tem 18 anos, muito talento e toda a imprensa no seu pé.
As inúmeras faltas recebidas, o título de cai- cai, as brigas com jogadores adversários, além de discussões com o zagueiro do próprio time, Edu Dracena e com o técnico, Dorival Júnior (fato que rendeu ao jogador uma suspensão por tempo indeterminado) mudaram a relação dele com a imprensa e toda a admiração que as pessoas sentiam em relação a ele.
Do garoto prodígio, subitamente passou a ser considerado garoto problema, e ao invés de conquistas, passou a ser noticiado por conta das confusões que se envolveu dentro de campo nas últimas semanas.
Deixar uma proposta milionária de jogar no exterior (desejo da maioria dos jogadores, inclusive de Neymar) para permanecer no clube que o transformou em sucesso é uma decisão difícil de ser tomada. Poucos jogadores têm a sensibilidade para reconhecer a melhor hora para realizar um sonho. Tantas pessoas que o admiraram ao vê-lo tomar essa difícil decisão e o classificaram como maduro, agora o criticam duramente.
Talvez, tudo o que está acontecendo na vida dessa grande promessa do futebol brasileiro só fará com que ele se arrependa da decisão que tomou.
Se lidar com fama repentina é difícil para os mais experientes, imagine para os mais novos. Afinal, a imprensa muitas vezes tem o papel de formar opinião de acordo com os fatos, e por mais que o passado tenha sido de glórias, no dia de hoje os tropeços é o irá prevalecer.
Minha torcida é que ele volte a ser o atleta profissional que sempre foi, continue a dar shows com a bola nos pés e finalmente se levante trazendo muita alegria para a torcida alvinegra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Muito obrigado por postar seu comentário, para nós, blogueiros, a interação com o internauta é algo bastante satisfatório, saber a opinião das pessoas é o que realmente nos incentiva.

Confira outras postagens, escreva mais opiniões e divulgue a pagina aos seu contatos, desde já agradeço.

Um forte abraço e que Deus lhe abençoe, hoje e sempre.