15 de abril de 2013

Geremias Camara: uma postagem deprimente

Depois de se ver derrotado, juntamente com seu candidato, sem muitas opções de entretenimento, sem muita ocupação - penso eu - o senhor Pastor Geremias Câmara, ops, Geremias do Couto, volta a atacar. Com uma postagem deprimente, sim, essa sim é deprimente.

Durante o fim de semana em Brasília, além de trabalhar assiduamente para a reeleição do nosso presidente, tive o prazer de dividir diálogos informais com alguns amigos, revê-los. Dentre eles o sábio, experiente, companheiro, pastor Carlos Roberto Silva, pessoa que admiro e lembro em minhas constantes orações. Quero inicialmente pedir perdão ao pastor Carlos. Em certo momento, em uma das nossas conversas fui aconselhado sobre algumas questões relativas a blogosfera, nada especifico para falar a verdade, como disse, foi apenas uma conversa corriqueira. Peço perdão meu pastor, porque nossa fala vai totalmente de encontro com essa postagem, mas quando eu leio a maravilhosa escrita que o Pr. Geremias do Couto emprega objetivando denegrir a imagem do nosso presidente, não consigo me compor. Talvez seja um erro, a ansiedade da juventude, não sei ao certo, apenas não consigo me calar perante tal.

Pois bem, não quero que esta postagem seja identificada como algo pessoal, da forma que de fato iniciei o texto, mas vamos falar sobre a entrevista, apenas a entrevista, vamos tentar.

À princípio Geremias do Couto ataca a forma do pastor falar e responder o jornalista, chega a dizer que o presidente faz uso de linguagem vulgar. Sejamos coerentes, desde quando figura de linguagem é algo vulgar?

O senhor, Pastor Geremias, deveria entender que nem todos escolhem utilizar termos cultos e, por muitos, desconhecidos como o caro faz em seus textos. Eu sou um admirador da sua escrita, já li uma obra, leio constantemente suas postagens e as amo, quando escritas sem tendência alguma, de forma lúcida e clara (há muito tempo não vejo isso). Mas nada justifica o ataque ao presidente, nada justifica a afronta. Como banalizar o discurso de seu líder rotulando sua fala com o termo "deprimente"?

Ora, não me resta alternativa a não ser dizer que deprimente é sua insistência em ditar os caminhos que uma entrevista precisa tomar, deprimente é vossa forma EXTREMAMENTE TENDENCIOSA de escrever, deprimente é a vossa soberba em formar uma oposição baixa, com ataques baixos. Eu sou favorável a oposição, desde que haja respeito! Não bastasse isso pastor, deprimente é escrever sem conhecer, ao contrario do que o senhor diz, tenho certeza que não conhece nosso pastor.

Como mencionado, trabalhei assíduamente para a reeleição do nosso pastor. Distribuí água, panfletos nas portas, busquei informações, fiz tudo que estava ao meu alcance. Em alguns momentos pude estar próximo do presidente, algumas vezes o servindo, e como me surpreendia a paz que o pastor José Wellington mostrava durante esta 41ª AGO. Sempre bem humorado desde a manhã, no café do hotel (obviamente eu estava hospedo com o mesmo), até a noite, quando éramos os últimos a sair do pavilhão de exposições do parque dona Sarah Kubitsheck. A linguagem utilizada pelo Pastor durante a entrevista é simples, clara, objetiva.. e digo que o senhor não o conhece pois esta é a linguagem dele também no dia-a-dia! Não enfeita nada, não esconde nada, é claro em suas atitudes e falas, por isso, dentre muitas outras coisas, foi reeleito.

Mas ao meu ver, a questão não é bem a entrevista né pastor? Como não é bem o "imbróglio" das inscrições, não é bem a "contraversão" das eleições, não é bem sobre as liminares, sobre o tempo de governo, sobre a forma de conduzir as plenárias... A questão é ser contra a qualquer custo e induzir pessoas a rebeldia de qualquer forma né pastor? O senhor, homem tão culto, deveria dedicar certo tempo ao estudo de autoridade espiritual e saber que tal conduta só atrai maldição para sua vida, em diversas áreas.

Caro pastor, em primeira estância vossa excelência defendia a terceira via na CGADB, de forma extremamente lúcida e convicta. Mas me corrija se eu estiver errado, estava ou não usando lencinho amarelo lá em Brasília? Quer dizer que se não houver terceira via eu apoio qualquer oposição estabelecida? Me diga pastor, imergindo numa fantasia, se o Mickey Mouse estivesse concorrendo à presidência da CGADB juntamente com o Pr. José Wellington, em quem o senhor votaria?

Deprimente senhor Geremias do Couto, é um jovem de 18 anos precisar trazer tais pontos à tona, de forma inevitável; deprimente é não saber quando parar de escrever; deprimente é justificar afrontas com um passado de revolta, essas coisas são deprimentes, a entrevista do presidente, não.

Ao lado direito de seu conhecido blog existe o quadro "Oito regras para um ministério Cristocêntrico", digo que são oito regras muito bem formuladas por sinal, mas o renomado já parou para pensar que nos últimos meses vem quebrando a primeira regra? Transcrevo abaixo:

"1. Não se una a pessoas que buscam fama e sucesso ministerial a todo e qualquer custo, nem que para isso tenham que infamar publicamente os supostos concorrentes."

Pense comigo, utilizar o lencinho é se unir. E a fala na quarta a tarde do pastor Samuel Câmara? Aquilo foi "infamar publicamente os supostos concorrentes"? A questão da igreja em São José dos Campos? Aquilo foi "buscar sucesso ministerial a todo e qualquer custo"? Responda a si mesmo.

Escritor, ensinador, conhecedor... Pastor Geremias do Couto, abra espaço para o perdão neste velho coração! Volte a escrever como antes, artigos belos que falavam à alma. Que dessa brilhante massa cefálica surja novamente pensamentos interessantes e incontestáveis, e que essa decadência deprimente siga caminho desconhecido.

Com sinceridade, de um jovem esperançoso.
Murillo Vinagre.

2 comentários:

  1. Saudações em Cristo! quero respeitosamente discordar de vc, pois a cgadb já faz tempo que perdeu seu foco, e parece um barco sem rumo.
    O Pr. Geremias do couto faz análises inteligentes sobre a instituição não é de hoje, não só ele, muitos escritores, pastores e pessoas equilibradas veem esse triste quadro dessa instituição, há muito tempo.

    Abraços no amor de Cristo - Pb. João Eduardo Silva - AD Min. Belém - SP.

    ResponderExcluir
  2. Caro Pb. João,

    Resolvi postar seu comentário, de acordo com a suposta identificação, já que os outros anônimos utilizaram esse espaço apenas para me hostilizar com palavras de baixo calão, deve ser coisa lá da.. deixa quieto, rs.

    A postagem em si fala do Pr. Geremias, mas vou começar pelo assunto que o senhor trouxe em pauta, o "barco sem rumo".

    Queria eu ser um barco sem rumo com 4mi (em caixa) abordo, com 24.000 (inscritos na AGO) passageiros em um pequeno cruzeiro, com aproximadamente 80.000 (associados) passagens vendidas. Entenda que estou parafraseando. rs

    João, tudo que a CGADB não parece ser é um "barco sem rumo". As entrelinhas da instituição são muito bem organizadas, os eventos são bem organizados, e o leme desse barco (CPAD) está muito bem dirigido. Digamos que, o navio vai de vento em poupa... rsrs.

    - desculpe os momentos de humor, não pude evitar - rsrs.

    Voltando à Geremias do Couto, concordo quando o senhor diz que ele faz análises. Inteligentes? Já vejo um pouco de exagero.

    Como disse, ninguém discute o brilhantismo do escritor mencionado, mas ultimamente, ao meu ver, ele prefere colocar tudo isso de lado e atacar sem dó, do que seguir expondo opinião com classe e coerência.

    Obrigado pelo comentário, volte sempre.

    ResponderExcluir

Olá!

Muito obrigado por postar seu comentário, para nós, blogueiros, a interação com o internauta é algo bastante satisfatório, saber a opinião das pessoas é o que realmente nos incentiva.

Confira outras postagens, escreva mais opiniões e divulgue a pagina aos seu contatos, desde já agradeço.

Um forte abraço e que Deus lhe abençoe, hoje e sempre.