31 de outubro de 2010

Até onde as redes sociais afetam nossas vidas?

Tempos atrás, a maioria dos internautas que utilizava as redes sociais eram jovens e adolescentes, em em grande parte não identificados. Hoje, vemos que este serviço alcançou um público muito maior, um público muito vasto em idades, idéias e conceitos. Agora, pastores, padres, atores, igrejas, cantores, políticos, organizações não governamentais, emissoras de televisão, jornalistas, apresentadores e muitos outros personagens seculares, que não tinham este costume, estão dedicando um tempo excessivo aos serviços e espaços que a internet nos oferece.

 Até onde isso é bom?

Se fizermos uma junção dessas redes sociais, veremos que em sua maioria elas possuem um pró e contra, como nos outros serviços da vida real que utilizamos diariamente. Mas, até onde isto nos afeta?

Começo falando sobre o mais novo Micro-Blog, que até onde sabemos tem sido um grande sucesso e também o motivo de uma grande explosão social entre os usuários, o Twitter.

Basicamente o Twitter resume-se à à acontecimentos diários da nossa vida em 140 caracteres, onde todos seus seguidores, e usuários que acessam a página irão se deparar com o que você fez ou vai fazer naquele dia, não importando onde você esteja.

Para entender porque as pessoas usam este serviço, imaginei um Twitter na vida real. Será que se houvesse um Micro-Blog na nossa vida, sairíamos contando a todos o que fazemos? Até mesmo para desconhecidos, sem saber suas intenções ou pensamentos? 

Perguntei a alguns amigos, e estes refletiram sobre esta forma de pensar, mas não conseguiram me dar uma resposta concreta. Está ai um contra desta rede social. Muitas pessoas não dão importância para as intenções do outro usuário. Sim, pode ser uma pessoa como você que está utilizando esta ferramenta como um passa-tempo e divertimento, mas também pode ser um mal caráter com o objetivo de identificar seus hábitos diários e após isto agir de forma criminosa, como vemos nos noticiários.

Sendo assim, a primeira atitude que devemos tomar é medir o que publicamos nestas redes sociais, sem darmos informações comprometedoras da nossa vida. Principalmente no Twitter, que possui o maior crescimento de usuários contabilizados até o momento.

Colocando de lado estes problemas, o internauta possui uma praticidade incrível para se manter informado dos acontecimentos mundiais, saber algo dos mais variados assuntos e seguimentos.

Não para por ai, ainda temos um mecanismo, já antigo do Google, o Orkut. Na minha opinião, este ainda é mais perigoso do que o Twitter, pois possui um número bem maior de usuários e uma lista muito mais ampla de informações pessoais. Além disso, esta ferramenta possibilita a postagem de fotos, vídeos e outros materiais virtuais que podem facilmente resumir nossos hábitos.

A algum tempo atrás a Policia Federal divulgou um forte esquema de pedofilia envolvendo o Orkut, isso de certa forma alertou os usuários, mas mesmo assim não houve uma conscientização da comunidade, jovem em sua grande parte, que não mede os perigos da internet, e se relaciona com pessoas que não conhecem. Este sim é um grande problema, uma confiança incrível e imensurável que infelizmente não podemos empregar no dia a dia.

Concluo então, que pelo conforto de estar em casa, de estar no seu lar, as pessoas sentem-se seguras e esquecem que acessando a internet estão entrando em um mundo muito diferente, estão entrando em um universo que as vezes é difícil ou até mesmo impossível voltar.

O Facebook é muito parecido com o Orkut, mas ao contrário do mecanismo do Google, este objetiva buscar maior quantidade de informações possíveis de cada usuário. Para mais tarde passar estas informações para empresas que as utilizam na fabricação de produtos com a "cara do internauta" visando um crescimento econômico as nossas custas.

Terminamos com o Blogger, que na minha opinião é o melhor mecanismo que temos, este nos dá a oportunidade de divulgarmos opiniões sobre diversos assuntos e publicar nossa idéias.

Acredito que consegui expor meu pensamento sobre este tema, e espero que essa postagem tenha servido de conscientização para todos nós.

Em agradecimento,

Murillo Vinagre.



"Não utilize a Internet para fazer novas amizades, utilize-a para fortalecer as amizades que você já tem!"


2 comentários:

  1. Olá, Murillo!

    Ótimo texto! Curti toda sua argumentação!
    Me remeteu àquela frase: "Antigamente, nos preocupávamos se praticávamos ou não as mídias sociais. Atualmente, a atual questão é QUÃO bem nós praticamos as mídias sociais."

    Enfim, parabéns pela postagem.
    Eu escrevi um texto chamado "Cultura colaborativa: característica da web 2.0" e aborda a atual internet que vemos.
    http://www.netpartner.com.br/archives/1031

    Vou curtir saber tua opinião.
    Comenta lá, camarada.
    Grande abraço, Murillo!

    @PabloVallejos
    Estratégia de Conteúdo @ Netpartner

    ResponderExcluir
  2. Olá Pablo!

    Obrigado pela sua presença em meu singelo Blog..
    Acredito que temos pensamentos parecidos e será um prazer dividir minha idéias com você.

    Um forte Abraço!

    ResponderExcluir

Olá!

Muito obrigado por postar seu comentário, para nós, blogueiros, a interação com o internauta é algo bastante satisfatório, saber a opinião das pessoas é o que realmente nos incentiva.

Confira outras postagens, escreva mais opiniões e divulgue a pagina aos seu contatos, desde já agradeço.

Um forte abraço e que Deus lhe abençoe, hoje e sempre.